quarta-feira, março 28, 2007

Alguém me explica?

Salazar ganhou os "Grandes Portugueses"!!Alguém me consegue explicar,porquê?!
Sinceramente não sei o que levou as pessoas a votarem nesta figura da nossa história.Parece-me claro que se num lado da balança estão pessoas como Camões,D.Afonso Henriques,D.João II,Fernando Pessoa...e do outro lado uma pessoa como Salazar,se irá votar em qualquer uma das outras pessoas.Porquê?!!Porque qualquer uma delas elevaram o nosso país a um nivel muito elevado,pondo ao serviço de Portugal o que havia melhor em cada um deles.
Podem dizer assim:"ah,mas isto destes concursos é sempre um pouco relativo e qualquer uma das pessoas tinha defeitos e cada uma delas(ou algumas delas)também fizeram muita coisa má e mal feita,em Portugal"...sim não digo que não,mas nenhum fez tanto mal a Portugal como Salazar.Este senhor oprimiu o nosso país durante anos e anos,não se podia pensar de maneira diferente naquela altura.
Como se pode votar numa pessoa que diz frases como esta:"Um país analfabeto é um país mais fácil de governar"?!!Alguém me pode explicar?
Salazar também fez coisas boas para o nosso país,ele requilibrou as nossas finanças,mandou fazer a ponte sobre o Tejo,a biblioteca nacional,a cidade universitária,etc...eu não digo para se esconder Salazar na nossa história,alias deve-se dizer aos nossos jovens quem foi Salazar e o que ele fez,mas agora dai a dizer que ele é um grande português e dia a votarem nele para ganhar...não consigo perceber...alguem me explica?!!!
Depois as pessoas andaram durante este tempo todo a votar numa pessoa que odiava e destestava votos,eleições,que ironia esta,não é?!!
Disseram-se alguma teorias para ter acontecido este resultado,disseram que foi uma maneira de protesto para com o nosso governo,pergunto eu,não existirão melhores maneiras de se protestar contra o governo,do que votar num fascista?Disseram também que foi por ser uma das poucas so séc.xx e por isso estava mais na cabeça das pessoas,mas pergunto eu,Alvaro Cunhal não é do séc.xx?Aristides Sousa Mendes não é do séc.xx?Este tipo de afirmações,para mim,não servem para justificar esta votação,este resultado!!
Sinceramente não percebo,alguém me pode explicar?
De qualquer das formas,ainda bem que se fez este programa,pois permitiu na minha opinião,que em Portugal se discutissem figuras históricas do nosso país.Este o programa levou a que se (re)descobrissem pessoas da nossa história que andavam algo apagadas da memória das pessoas.Mais iniciativas como esta são sempre bem vindas!!
Já agora,alguém me pode explicar o porquê de Salazar ter sido eleito como o "Grande Português"?!!!

Sem comentários: