quarta-feira, outubro 10, 2007

Évora e Monsaraz


Évora é daquelas cidades que eu tenho uma paixão enorme, alias acho mesmo que é amor. Sim eu amo aquela cidade, aquelas ruas, aquele cheiro a Alentejo misturado com muita cultura e romance deixam-me encantado. Como tal, este ultimo fim de semana fui para Évora com as minhas colegas de trabalho. Foram dias muito bons, muito animados e divertidos.Tiveram de tudo, desde passeios culturais a passeios gastronómicos passando pelos passeios nocturnos.
Muita coisa há para contar, por isso vamos por partes

Culturalmente falando....
digo que desta vez em Évora consegui ver bem todos aqueles monumentos fantásticos e bonitos, dos quais destaco a Igreja de São Francisco, surpreendeu-me pela positiva. No entanto Capela dos Ossos, Sé, os Claustros e Universidade(muito bonita mesmo) também merecem ser visitadas.


Gastronomicamente falando...
o que devo dizer é que em Évora come-se muito bem, tirando o primeiro dia onde nos comemos mal, haviam muitos restaurantes fechados e por isso tivemos de ir restaurante de comidas rápidas. A comida alentejana é muito boa, comi umas migas muito mas muito boas e acho que nós viemos para baixo muito mais gordinhos, pois tal foi a quantidade de doces que nós comemos.Aqui comem-se uns pasteis de nata conventuais muito mas muito bons....


Relativamente à animação nocturna...
dizer que graças ao meu amigo Luís(que também esteve lá durante parte do fim de semana)fiquei a conhecer o "Harmonia". Um sitio muito porreiro onde se pode ver e fazer muita coisa, se estivesse mais tempo em Évora, era um dos sítios onde iria mais vezes. Tive pena de não ir aos sítios indicados pelo Luís(ele sim um verdadeiro conhecedor de Évora) pois existe todo um circuito alternativo que não conheci, no entanto devo dizer que também me diverti muito com as minhas colegas. Praxis ao rubro com o pessoal do Algarve a dar espectáculo.



Cenas hilariantes....
a serenata que as minhas colegas me dedicaram...foi sem duvida um momento de alto gabarito que me deixou lisonjeado.
A cena da Hélia a beber um shot, que levava Gold Strike também foi de morrer a rir. Bem sei que não se deve rir do sofrimento das outras pessoas, mas a cara dela estava demais, pena não haver ali um maquina fotográfica que apanhasse aquele momento de raro sofrimento.
E depois o facto de no sábado, levado por um bebedeira e por enorme vontade de comer, ter ido parar às bombas da Galp( e quem conhecesse Évora sabe que é fora das muralhas) e ali ter ficado mais de uma hora, a falar com um hippie(de seu nome Charrua) sobre as mais variadas coisas. Passado pouco tempo já me chamava de "companheiro" e depois começou-me a dizer que era um realizador de curtas metragens e que queria gravar o nascer do sol, ali naquele local. A conversa foi tão boa que assim que tocamos no assunto avante ele entrou em delírio e começou a recordar os tempos do Avante em Lisboa, e recordar concertos a que tinha ido.Foi de facto uma boa conversa...ri a montes!!!!

No fim...ida a Monsaraz
Ai o que posso dizer é que aquele local é pura e simplesmente...LINDO!!!
Mais um local que confirma a beleza do nosso País. Sitio calmo, tranquilo, e muito bonito.




Adorei este fim de semana, recomendo a todos fazerem um passeio por estas terras.
Levo mais um parte do nosso país no coração!!!

3 comentários:

João Paulo Cardoso disse...

Antes do mais, gosto muito de Évora e adoro Monsaraz.
Agora vamos à palhaçada.

Acredito que tenha sido um fim-de-semana muito interessante, e quem não acreditar nisso que ponha os olhos nestes belos trechos do teu post:

"Este último fim de semana fui para Évora com as minhas colegas de trabalho. Foram dias muito bons, muito animados e divertidos.Tiveram de tudo (...)"

Acho que isto evidencia forróbodó do melhor.
E esta parte não desmente:

"(...)comi umas migas muito mas muito boas(...)"

Reforçado com...

"(...)no sábado, levado por uma bebedeira e por enorme vontade de comer(...)"

Mas a minha preferida é esta:

"(...)o que devo dizer é que em Évora come-se muito bem, tirando o primeiro dia onde nos comemos mal... (...)"

Muito giro.

Amanhã, sexta-feira 12, "O Eldorado" apresenta a telenovela que a TVI não quis:
"Lelo Marmelo", a não perder.

Um abraço.

A.M. disse...

Lol...Simplesmente AMÁVEL.

Paulete disse...

Adoro o Alentejo e os alentejanos, do mais afável e prestável, sei bem do que falo lol