sábado, setembro 01, 2007

Vencedor Nato

"O que me preocupa no Chelsea é que talvez tenha ganho cedo demais. Sinto, que por vezes, que sou vitima do meu próprio sucesso, que as vitorias em campeonatos, em taças, têm um significado especial na minha carreira, mas se calhar chegaram antes de tempo. Tendencialmente, as pessoas olha para ao Chelsea como um clube rico, achando que o dinheiro do seu dono pode comprar este mundo e ainda outro, se for preciso. Já expliquei como isto se pode virar contra nós dentro do campo, mas também é uma poderosa arma de arremesso, a partir do exterior do clube. Porque ninguém conhece as condições em que tivemos de construir as nossas vitórias, e porque elas aconteceram contra todas as expectativas e os mais sábios mandamentos do futebol, propagou-se a ideia de que, para o Chelsea, o sucesso não custa a conquistar."

(chamo a vossa atenção para isto que se segue)

"Lembrei-me disso há uns meses atrás, quando o Valência se deslocou a Stanford Bridge para jogar contra nós, na Liga dos Campeões. Eu já estava à espera de uma imprensa espanhola agressiva e á procura de criar facto que pudessem tornar a eliminatória mais tensa. Na conferência de imprensa, um dia antes do jogo, um jornalista espanhol provocou-me com a insinuação de que o Chelsea tinha colocado os jogadores do Valência num balneário alegadamente sem condições nenhumas, apenas com três chuveiros. Não gostei do tratamento que estavam a dar ao assunto e senti que tinha que matar a polémica à nascença. Se não o fizesse no dia seguinte, toda a imprensa em Espanha ia criar uma imagem muito negativa do Chelsea. Eu não podia deixar que isso acontecesse, até porque toda a gente é bem recebida neste clube, e interrompi a conferência de imprensa para sair da sala. Apenas lhes disse:”Esperem dez minutos”. Fi-lo com um ar trocista, mas a ferver por dentro, já que sabia que era tudo mentira. E depois eu é que tenho a fama de fazer jogos mentais. Em pouco tempo, fui ao balneário em questão, informei-me com as pessoas certas do Chelsea e voltei tranquilo à sala onde os jornalistas continuavam à minha espera. Pois que esperassem, porque esta era uma insinuação grave e que podia prejudicar a imagem de um clube para o exterior. Assim que cheguei, olhei para o jornalista que me tinha feito a observação, de uma forma que não podia tolerar a mais pequena dúvida sobre o que dissesse:”Estive no Balneário do Valência e posso garantir que isso não é verdade. Tem três espelhos e dez chuveiros”. Confesso que senti uma grande satisfação pelo que tinha acabado de fazer. Não passaria impune a alegação espanhola de que o Valência estaria a ser maltratado pelo Chelsea, porque este é um clube que respeita os adversários e trata bem toda a gente.”

Esta é um excerto do livro "José Mourinho- Vencedor Nato" escrito(e muito bem escrito, que gostar de futebol e quiser conhecer o pouco mais sobre o periodo de José Mourinho no Chelsea, tem aqui um bom livro) pelo jornalista José Marinho. Isto ajuda a ilustrar o facto de José Mourinho ser considerado "The Special One". Um excelente treinador e um excelente directo de recurso humanos, é de facto um homem muito à frente do seu tempo.
Tem defeitos? Sim também os tens, mas isso não o impede de ser um..Vencedor Nato!!!

Sem comentários: