domingo, novembro 19, 2006

Café Oceano

Fui na passada quinta feira a mais um café oceano, e para aqueles que não sabem o que é um café oceano posso dizer que é uma iniciativa de alguns alunos de Oceanografia(entre eles a minha grande amiga Catarina) e da Prof. Cristina Veiga Pires para debater alguns assuntos relacionados com os oceanos. É um espaço aberto ao qual todos podem ir e deixar as suas ideias,eu comecei a aderir a esta iniciativa porque a minha amiga Catarina é uma das dinamizadoras e chamou-me para ir a um cafe oceano,ao principio tava algo reticente mas depois fiquei rendido a este conceito,desde que comecei a ir so faltei a dois faltas essas que se deveram a motivos pessoais que me impediram mesmo de ir.Já fui a vários,uns mais interessantes que outros mas no geral confesso que gostei de todos pois todos eles me permitiram ficar a saber algo mais sobre o que se passa nos oceanos.O que eu mais gostei tinha como tema:""Energia renovável nos oceanos ... ondas e marés", neste fiquei a saber e tomei conhecimento sobre vários sistemas de aproveitamento da energia das ondas,soube também o que o nosso país tem feito a este nivel.
Neste ultimo café oceano o tema era:"Saúde e Oceanos: Uma visão Global" tema interessante.
O cafe oceano correu bem pois foram ainda algumas pessoas e a conversa decorreu de uma maneira agradavel,mais uma vez consegui aprender algumas coisas interessantes.Aqui ficam alguns apontamentos resultantes deste café oceano:
  • 76milhoes de doenças provocados pelos oceanos
  • Risco de consumo de peixe e marisco provenientes de água contaminada provoca 5% a 15% de doenças
  • Para alimentar 1kg de peixes em aquicultura é preciso matar 5kg de peixe em habitat natural

Para saberem mais coisas sobre este e outros café oceano dirigam-se ao blog caféoceano.blogspot.com, quem sabe de depois de visitarem o blog não ficam com o entusiamso de ir um!!!

Sem comentários: